Informações da página

Você está em: Página Inicial > A Instituição > Campus Rio Grande

Início do conteúdo

Campus Rio Grande

História

O Campus Rio Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) nasceu em 1964 como Colégio Técnico Industrial - CTI, junto à Escola de Engenharia Industrial do Rio Grande, uma das instituições que deram origem a Universidade Federal do Rio Grande - FURG, instituição a qual a escola foi vinculada a partir de 1969. Originalmente eram oferecidos os cursos de Refrigeração e Eletrotécnica, atendendo as demandas locais da época. Em 1994, na ocasião do Jubileu de Prata da FURG foi dado o nome de "Professor Mário Alquati" ao Colégio, em homenagem a um de seus idealizadores e diretor durante oito anos.

A implantação da Reforma da Educação Profissional iniciada em 1998 separou o Ensino Médio da Educação Profissional e criou a modalidade subsequente para os cursos noturnos. Os cursos técnicos de Enfermagem e Geomática foram criados em 2000, de acordo com esta modalidade e atendendo as novas demandas que se apresentavam. Dando continuidade à Reforma e atendendo as Diretrizes Curriculares do Ensino Médio, em 2001 foram implantados os novos curso subsequentes ao ensino médio, estruturados em módulos, e o Ensino Médio passou a ser oferecido de forma independente do técnico.

Em 2007, após nova alteração da legislação, o CTI voltou a oferecer cursos integrados ao Ensino Médio, e abriu a primeira turma de ensino integrado da modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Em 29 de dezembro de 2008, com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, o CTI foi integrado ao IFRS, como Câmpus Rio Grande. A nova institucionalidade possibilitou uma grande expansão, e consequente criação de novos cursos. Em sintonia com a alteração do arranjo produtivo local em função da implantação do Polo Naval, em 2010 passou a ser oferecido o curso Técnico de Automação Industrial, com ênfase em Instrumentação Industrial, uma das maiores demandas do novo setor. Ainda neste mesmo ano, entrou em funcionamento o primeiro curso de Licenciatura do Câmpus Rio Grande, em Educação Profissional e Tecnológica, visando suprir uma antiga carência na preparação de professores para atuação em cursos técnicos, em especial na Rede Federal. Em 2011, passou a ser oferecido o curso de Fabricação Mecânica, com ênfase em processos de soldagem, também demanda do Polo Naval.

Atualmente, são oferecidos seis cursos de educação profissional Integrados ao Ensino Médio, seis Subsequentes ao Ensino Médio, cinco Integrados à Educação de Jovens e Adultos, três cursos superiores de tecnologia em parceria com a FURG, uma Licenciatura, e um curso técnico na modalidade a distância.

 

CURSOS TÉCNICOS

Automação Industrial (Integrado, Subsequente e Proeja)

Eletrotécnica (Integrado, Subsequente e Proeja)

Enfermagem (Subsequente e Proeja)

Fabricação Mecânica (Integrado)

Informática para Internet (Integrado e Subsequente/EaD)

Geoprocessamento (Integrado, Subsequente e Proeja)

Refrigeração e Climatização (Integrado, Subsequente e Proeja)

 

CURSOS SUPERIORES

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Tecnologia em Construção de Edifícios

Tecnologia em Refrigeração e Climatização

Licenciatura para a Educação Profissional e Tecnológica

 

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Diretor Geral: Alexandre Jesus da Silva Machado

Diretora de Ensino: Marise Xavier Gonçalves

Diretor de Pesquisa e Inovação: Eduardo Wenzel Brião

Diretor de Extensão: Roberto Pereira

Diretora de Desenvolvimento Institucional: Liziane Garcia Torchelsen

Diretor de Administração e Planejamento: Walter Fernando Souza Ferreira

 

LOCALIZAÇÃO

Rua Engenheiro Alfredo Huch, 475 - Bairro Centro, CEP 96201-460-, Rio Grande, RS

Visualize no mapa

Plantas do Câmpus Rio Grande: 1 e 2

 

 

 

 

 

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Rio Grande

Rua Eng. Alfredo Huch, 475 | Bairro Centro | CEP: 96201-460 | Rio Grande/RS

E-mail: comunicacao@riogrande.ifrs.edu.br | Telefone: (53) 3233-8681